sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Moda e Meio ambiente


Olá Urbanatxs!!!  É com enorme prazer que reescrevo e reutilizo esse blog e já começo meu ano novo por agora.

Como tudo se renova, já me sinto melhor que ontem e por isso resolvi me reciclar e a partir disso escrever essa matéria sobre algo que me fez pensar muito em 2016, que é o meu papel profissional e as influências das minhas escolhas na melhoria do lugar em que habito. Fui incentivada pela minha irmã(também escritora do Urbanata), Marcia Moreira sobre o tema que vou tratar aqui, que é A Moda e o Meio Ambiente. 

Não é de hoje que o mundo se reúne pra discutir novas formas de resolver problemas que a humanidade causa,  como o desgaste do meio em que usufruimos e isso se reflete em grandes  conferências como: a ECO 92 que foi a A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Rio mais 20 que foi a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Natural (CNUDN) e dentre outras , como a mais atual Conferência do Clima, que pra mim são temas tão importantes e extensos que são pra outra postagem.

Com todo esse movimento mundial, os "3 erres" (Reutilizar, Reciclar e Reduzir ) estão mais em "voga" e "na moda" do que antes.

Assim como outros meios de produção, a indústria da moda já repensa o consumismo e reconstrói o conceito de "ter" como  uma filosofia de "ser" responsável pelo meio em que vivemos, dando nome a essa preocupação de "Consciência Ambiental na Moda". Hoje, muitas peças são criadas a partir de outras já existentes. O que poderia ser lixo passa a ser nosso luxo e criamos novas peças a partir das velhas.

Esse ano aprendi um pouco sobre a palavra "Upcylcing" que é um termo em inglês e que seu significado em poucas palavras se resumiria a "arte de reutilizar" e mais completo segundo o Wikipedia é "é o processo de transformar resíduos ou produtos inúteis e descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade.

O ''Upcycling'' utiliza materiais no fim de vida útil na mesma forma que ele está no lixo para dar uma nova utilidade." Com isso estou aprendendo a consumir menos, reutilizar mais e criar a partir de materiais e peças que antes iriam para o lixo. Além de reduzir o meu lixo, gasto menos e tenho peças que realmente amo. 

Ando adquirindo esse aprendizado trabalhando com e as meninas da MIG Jeans , uma marca ecoresponsavel carioca que faz maravilhas com o jeans! Logico que esse sera tema pra um próximo posts. 


Mig Jeans Upcycle Urbanata
Eu vestindo MIG Jeans, fotografia de Luana Depp




Muito amor para todos nessas festas e gratidão aos que me ajudam e incentivam, em especial minha manola Marcia. 


Você também conhece uma marca ecoresponsavel ou alguma iniciativa na suas cidade? Deixe o seu cometário no blog pra gente divulgar!

Um grande abraço!!!

E até mais!