domingo, 5 de junho de 2011

Dia dos Namorados

Há um tempo venho pensando sobre o que falaria sobre o dia 12 de Junho, que aqui no Brasil é comemorado o dia dos namorados.


Litte Spooners - Normal Rockell


Na maioria dos outros países, o “dia do apaixonados” é comemorado no dia 14 de Fevereiro, dia de São Valentim.
Então vamos falar um pouquinho da história desses dias??

São Valentim é um santo reconhecido pela igreja católica e igrejas orientais. Foi um padre que celebrava casamentos “a escondida”.





A história de amor de São Valentim:

Durante o governo do imperador Cláudio II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército
Cláudio acreditava que os jovens, se não tivessem família, alistariam-se com maior facilidade. 

No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimônias eram realizadas em segredo. 


A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega, Astérias, filha do carcereiro, a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. 


Os dois acabaram apaixonando-se e, milagrosamente, a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270.

Dia hoje celebrado como dia dos namorados em vários países.



Já no Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho, véspera do dia 13 de Junho, dia de Santo Antônio.




A data brasileira provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Dória trouxe a idéia do exterior e a apresentou aos comerciantes.
 
A idéia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentim – data que incentiva a troca de presentes entre os apaixonados.




Pensando no dia 12 de Junho, resolvi perguntar aos meus amigos, solteiros ou compromissados sobre o que gostariam de ganhar no dia dos namorados.
A maioria me respondeu que gostaria de ganhar presentes simples como um jantar romântico,um relicário , boas risadas e uma companhia agradável. Os que estão solteiros sugeriram idéias para se divertirem no dia 12 de junho. Vejam só : 




L.H.(homem) : “Meu status de relacionamento não sei definir...mas... Gostaria de ganhar umas boas risadas e uma excelente companhia neste dia, O bem emocional é sempre o mais Legal...Rs”


C.T.(homem) :” Eu estou organizando a segunda edição da Festa dos Solteiros com meus irmãos J. P.  e R. P.
Mas se estivesse namorando, gostaria de ganhar uma viagem para a Toscana ou para Ibiza.

Gostaria tb de ganhar um aumento no salário ou na loteria, mas aí já são coisas igualmente impossíveis! :)”


M.M.(mulher) : “Eu sou solteira...que fique claro.hahahaha!.Mas não ligaria se ganhasse um lindo e super chic lenço,ou um livro de maquiagem ou de moda,qualquer livro serve...ingresso pra ir a algum show legal,sei lá,qualquer coisa que não seja convencional demais!Mas provavelmente no dia dos namorados não ganharei nada disso mas em compensação me divertirei na festa de C.T......se ele me convidar,é claro!HAHAHAHAHA”



L.F.(homem) : “Como disse seu amigo acima também estamos organizando uma festa dos solteiros em um sítio... solteiros R$20 e acompanhados R$70, claro o intuito é da somente solteiros na festa!!!”

mas caso estivesse namorando, acho que o importante é estar ao lado de quem se gosta e se possível e um inédito para os dois até então... uma boa viagem por exemplo!!!


 
J.M. (mulher) : “Cara, não sei, gosto de roupas né... se me der roupa tá ótimo, mas sei lá, dia dos namorados eu não preciso ganhar nada demais, se me levasse pra um jantar romântico ia ficar super feliz também”



M.A.(homem) : “Gostaria de ganhar qualquer coisa, o importante é quem deu e como vai passar o dia.”



Meu amigo L.F. me perguntou o que eu, Renata, faria no dia 12???


Bom , como solteira, já que não vou poder ir na Festa dos Solteiros porque estarei no Rio e não em Minas (lugar do evento), acho que vou pegar uma praia, observar o mar (que me traz paz) e quem sabe fazer uma aula de surf??? 
Pra mim,nada melhor do que receber amor, é poder amar. Já que me amo , me darei esse presente. Hauahauahaauahau!!!










Como adoro falar de música, hoje posto uma linda animação com a musica de Piaf sobre o amor e também posto duas frases de Saint Exupery (o escritor do livro O Pequeno Príncipe).


Edith Piaf - A quoi ça ser l'amour? 









"Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção."


Antoine de Saint-Exupéry




"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos."


Antoine de Saint-Exupéry





Um abração a todos, agradeço muitíssimo quem pode me ajudar nessa matéria e Feliz dia dos Namorados ou Feliz dia dos Solteiros no dia 12 de Junho!!!

E o mais importante é acreditar no amor não é mesmo???

Ao mundo, eu desejo que comemorem o AMOR todos os dias!!!  



E você?Como costuma comemorar "o dia do amor"??

Abração!!!