domingo, 1 de maio de 2011

Tipos de Corpo / Body Types


Informações do “que está em alta na moda” temos fácil acesso.

Basta observar as ruas, pessoas, famosos, novelas, revistas para descobrir que um certo tipo de cor ou modelagem está em “evidência”.


Victoria Beckham usa casaco de ombreira. Para equilibrar a largura dos ombros, em seu look o casaco tem detalhes na parte inferior que aumentam visualmente o quadril.




Mas e agora?
Como usar essas informação ao seu favor?

No mundo há diferentes culturas, pensamentos , etnias etc e não é correto falar de moda ou estilo sem falar dos diferentes Tipo de Corpo Humano para  vestir-se com naturalidade.





Hoje explicarei os biotipos do Corpo Feminino.

São nomeados de:


 Retângulo ou Rectangle, Oval ou Ronded, Triângulo (também chamado de Pêra) ou Triangle(Pear), Triângulo Invertido ou Inverted Triangle e  e, Ampulheta ou Houglass.s.

Todos esses nomes são baseados na proporção (que são medidas comparativas) entre a relação que as partes do corpo teem.

RETÂNGULO / RECTANGLE :


A modelo é um exemplo de formato Retângulo. 
A medida dos seus ombros e quadris são muito próximas.
É uma forte caracteristica do biótipo da maioria das modelos por ser fácil de adaptação das roupas em seus corpos.
 
Vestido de linhas curvas e costas de fora evidencia a feminilidade de Gisele. Criando assim curvas acentudadas em seu corpo onde quaril,cintura e ombros tem medidas parecidas.

OVAL / ROUNDED :


Queem Latifah é um otimo exemplo de Corpo Oval por ter o busto, a cintura e o quadril mais acentuado,mantendo a mesma proporção de medidas entre eles.

A linha vertical do vestido, alonga o corpo de Latifah. As pernas a mostra,difarçam as medidas que são parecidas entre cintura,quadril e busto do corpo.

TRIÂNGULO (PERA) OU TRIANGLE (PEAR) :


Em formato de Pera é o biotipo de Alicia Keys.
Seus ombros tem a medida menor que a do quadril.
Nesse formato, se tem a maior medida de circunfência de todo o corpo no quadril.


 AMPULHETA OU HOURGLASS :
 
                    

Esse é o tipo de corpo que a maioria das brasileiras que não têm,gostariam de ter. As medidas ombro e quadris são semelhantes e a cintura é bastente fina. Acentuando assim a feminilidade do corpo.


TRIÂNGULO INVERTIDO OU INVERTED TRIANGLE :

A cantora Pink tem o formato de Triângulo invertido em seu corpo, pois seus ombros tem a maior medida de circunferência de todo o corpo.
Na parte superior, a cantora utiliza tons escuros para disfarçar os largos ombros. Já na parte inferior do corpo a presença de brilho e cores claras tem a função de aumentar os quadris. Com esses truques o corpo fica mais curvo.

Mila Jovovich usa cinto para marcar a cintura e casaco escuro, diminuindo visualmete os seus ombros largos, caracteristica de quem tem o formato de corpo Triângulo Invertido.



 Alguns truques importantes:
  • Cores claras como branco e tons pasteis causam o efeito visual de amplitude.
  • Cores escuras ,"fechadas" com o tom preto diminuem o indesejado. (ex: blusas escuras para quem tem os ombros ou cintura acentuados e não querem evidencia-los)
  • Estampas com desenhos grandes aumentam. (ex: ideal para quem quer evidenciar seios,quadril,pernas etc.)
  • Estampas de desenhos pequenos diminuem. (ex: Pessoas com quadril largo e quem tenha a intenção de diminuir visualmente essa parte do corpo podem usar estampas de desenhos pequenos e com fundo de estampa escuro)
  • Roupas com muita textura aumentam (ex: lã e crochê)
  • Listras na Horizontal causam a impressão optica de aumento.
  • Listras na Vertical, alongam o corpo.





Para aqueles que esperam o post de como fazer sua  Acid Wash, como fiz na minha calça, coloco essa foto pra dizer que não esqueço da minha palavra. Logo logo postarei!
Aproveitem esse post pra descobrir qual é a parte do seu corpo que você gostaria de acentuar com a técnica da Lavagem Ácida(Acid Wash), pois lembre-se que cores claras e estampas causam o efeito óptico de amplitude.




    Meu biotipo corporal é o Triângulo Invertido.
    E o seu? 
    Descobriu qual é com essa matéria?
    Comente aqui.
    Que tal aproveitar os truques ensinados hoje?
    Crie um look e enviar uma foto(meio externo)da sua produção para renataviviane@gmail.com juntamente com os seus dados e do lugar da foto. As melhores serão postadas no MODA DE RUA / STREET FASHION - URBANATA.






    Até a próxima!!!
    Beijos